A indicação do Pilates clínico é ampla e engloba desde o tratamento de casos de dores crônicas, pré e pós operatório, problemas articulares e musculares até reeducação postural, acompanhamento da gestação e promoção da saúde em idosos.
Através do controle da respiração, na atenção ao centro de gravidade do corpo e na boa postura, o Pilates Clínico se torna um excelente método para aumentar a capacidade de concentração, melhorar a coordenação motora e também a flexibilidade de todos os músculos e tendões. Ele é aplicado exclusivamente por Fisioterapeutas.
Os exercícios de Pilates clínico podem ser realizados no solo com o uso de elásticos, bola Suiça e outros acessórios, utilizando o peso do próprio corpo ou com o auxílio dos aparelhos e suas molas que proporcionam o fortalecimento muscular e aumentam a consciência corporal.
Ao realizar o Pilates Clínico o indivíduo se torna capaz de realizar os exercícios com perfeição, sem sobrecarregar as articulações, atingindo a capacidade máxima muscular, a coordenação dos movimentos e a correta respiração, aliviando os sintomas de dores.
Para as Gestantes é excelente para fortalecer e tonificar os músculos de todo o corpo, preparando o corpo da mulher para a chegada do bebê. Os exercícios proporcionam relaxamento e melhora de possíveis dores que possam incomodar a mulher neste período.
O método, para os Idosos, é uma das melhores alternativas para o público nessa fase da vida pois combina exercícios com baixo impacto e trabalha o músculos específicos a cada necessidade. Ainda é possível melhorar a coordenação, manter a massa muscular e aprimorar o condicionamento cardiovascular.